O guia que você precisava sobre a Sociedade Anônima
Saiba tudo o que você precisa sobre a Sociedade Anônima
A escolha da natureza jurídica é uma das etapas mais importantes do processo de abertura e legalização de uma empresa, tendo em vista que é a partir dela que serão estabelecidas as regras e obrigações do empreendimento.
Além disso, definir o tipo societário correto é fundamental para o crescimento e desenvolvimento correto da empresa.
Dentre as opções de sociedade empresarial, temos a Sociedade Anônima (S.A), na qual a participação e a responsabilidade dos sócios são definidas de acordo com a quantidade de ações que eles possuem.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Rocha Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Mas você sabe, de fato, como essa sociedade funciona, bem como as suas particularidades?
Caso a resposta seja negativa, não se preocupe, pois, no artigo de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Acompanhe!
O que é uma Sociedade Anônima?
Regulamentada pela Lei 6.404/76, a Sociedade Anônima (S.A) é um um tipo de sociedade empresarial na qual a participação e a responsabilidade dos sócios estão relacionadas e limitadas à quantidade de ações que eles possuem.
Como afirma o artigo 1º da referida lei: “A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas”.
Além disso, esse tipo societário apresenta a separação de patrimônio, ou seja, o patrimônio pessoal dos sócios não se confunde com o patrimônio da empresa, o que desobriga os sócios de utilizarem os seus patrimônios para pagamento de dívidas da empresa.
As empresas do tipo Sociedade Anônima costumam apresentar maior facilidade na captação de investimentos, o que implica em muita expectativa de alto crescimento.
Como exemplo de Sociedades Anônimas podemos citar as empresas que da bolsa de valores. Dessa forma, tanto empresas públicas quanto empresas privadas que fazem parte do mercado de ações brasileiro estão enquadradas no tipo empresarial S.A, como a Petrobrás, o Banco do Brasil, etc.
Veja também:
- LTDA X S.A: conheça as diferenças
- Como abrir empresa em Copacabana com total assertividade
- Natureza jurídica: como ter assertividade na escolha
Quais são os tipos de Sociedade Anônima?
As Sociedades Anônimas podem ser de dois tipos: de capital aberto e de capital fechado.
Sociedade Anônima de Capital Aberto: aqui, as empresa negocia suas ações na bolsa de valores ou no mercado de balcão (para ações que não estão na bolsa). Dessa forma, a S.A. de Capital Aberto precisa ter o registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Sociedade Anônima de Capital Fechado: esse tipo não permite a negociação das ações no mercado de valores, como a bolsa de valores. Para realizar a negociação de ações, as empresas precisam encontrar investidores de forma privada.
Como é formada uma Sociedade Anônima?
Regra geral, a S.A é composta por:
- Assembleia geral
- Conselho de Administração;
- Conselho fiscal;
- Diretoria.
Deseja abrir uma Sociedade Anônima? Conte com o auxílio da Rocha Contábil!
Agora que você já sabe, de fato, o que é a Sociedade Anônima, bem como suas características, é hora de contar com o auxílio de profissionais contábeis especializados para ajudar você e a sua empresa em todo o processo de abertura e legalização de empresas. Conte conosco!
Nós, da Rocha Contábil, possuímos quase 50 anos de experiência no mercado, auxiliando empresas de diferentes portes e segmentos na abertura, legalização e gestão efetiva do negócio.
Dessa forma, temos a experiência e expertise necessárias para auxiliar a sua empresa desde o processo de abertura e formalização até uma gestão efetiva e lucrativa, visando o crescimento e desenvolvimento do empreendimento.
Entre em contato conosco, converse com os nossos especialistas, tire suas dúvidas e vamos juntos trilhar o caminho do sucesso.
TENHA O SUPORTE CERTO PARA CRIAR SUA SOCIEDADE ANÔNIMA!