Descubra como o planejamento tributário ajudar a reduzir impostos em sua clínica
Entenda a importância do planejamento tributário para a economia de impostos em sua clínica
Que os impostos são uma realidade em sua clínica de saúde, todos nós já sabemos. Mas você sabia que é possível reduzir o valor pago em impostos de forma legal e ainda melhor aproveitar os benefícios da sua tributação?
Isso é possível através do planejamento tributário e, no artigo de hoje, vamos explicar como você pode utilizar essa importante ferramenta para economizar no pagamento de impostos em sua clínica de saúde. Confira!
Veja também:
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Rocha Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
- 10 motivos para utilizar uma boa agenda médica;
- Prontuário eletrônico: o que é, como funciona e os seus benefícios;
- Tributos em atraso: saiba como são calculados os juros e as multas!
O que é o planejamento tributário?
Podemos entender o planejamento tributário como um conjunto de estratégias legais para a redução do pagamento de impostos e para uma melhor organização tributária.
Essas estratégias são elaboradas com base nos estudos das normas tributárias e das áreas contábil e fiscal da empresa. Desse modo, esse planejamento deve ser realizado por especialistas.
Como o planejamento tributário ajuda a sua clínica a economizar?
O planejamento tributário busca a redução de impostos através da escolha do melhor regime tributário, buscando reduzir as alíquotas aplicadas ou até mesmo a isenção de impostos através do aproveitamento de benefícios fiscais e outros caminhos legais.
Quando falamos de clínica médica, um ótimo exemplo da redução de impostos promovida pelo planejamento tributário é a equiparação da clínica à hospitais.
Para isso, a clínica precisa ser uma sociedade empresária, estar enquadrada no Lucro Presumido, seguir as normas da ANVISA e prestar serviços hospitalares, como cirurgias, exames, serviços de emergência médica, etc.
Mas como a equiparação médica funciona? As clínicas estão inseridas no setor de serviços, certo? Desse modo, no Lucro Presumido, o IRPJ e a CSLL são calculados com base em 32% de sua receita bruta.
Com a equiparação de clínicas a hospitais, será possível reduzir esses 32% para 8% para o cálculo do IRPJ, e para 12% para o cálculo da CSLL.
Esse é só um dos exemplos de estratégias de redução de impostos que podem ser encontradas através do planejamento tributário.
Vale ressaltar ainda que o planejamento garante outros benefícios para a sua clínica, como:
- Evitar erros no recolhimento de impostos;
- Garantir uma maior conformidade fiscal;
- Encontrar possibilidades de recuperação tributária;
- Garantir uma gestão tributária mais efetiva e transparente.
Portanto, conte com uma contabilidade especializada e realize o seu planejamento o quanto antes!
Conte com a Rocha Contábil!
Nós, da Rocha Contábil, somos uma contabilidade especializada para a área da saúde e na elaboração de planejamento tributário.
Conosco, você terá um planejamento completo, visando à escolha do melhor regime tributário, o melhor aproveitamento de benefícios, a conformidade fiscal de sua clínica, a redução de impostos e muito mais.
Portanto, entre em contato conosco hoje mesmo para começarmos já o seu planejamento.
CLIQUE AQUI PARA FAZER UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO DE SUCESSO!