PGRSS: descarte o lixo em sua clínica veterinária e em seu pet shop corretamente
Entenda o que é o PGRSS e como aplicá-lo em seu pet shop e em sua clínica veterinária para descartar o lixo corretamente
Você sabe o que é e como funciona o PGRSS? Sabe, de fato, como descartar os resíduos dos pet shops e das clínicas veterinárias corretamente?
Não saber a resposta a essas perguntas é mais comum do que você imagina entre os donos de clínicas veterinárias e de pet shops.
Por isso, no artigo de hoje, vamos explicar o conceito de PGRSS e apresentar as orientações para que seja realizado o devido descarte, bem como mostraremos os perigos de não fazê-lo corretamente.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Rocha Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Confira!
Afinal, o que é o PGRSS?
O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) consiste em um documento técnico que deve ser elaborado de forma obrigatória pelos estabelecimentos da área da saúde humana e animal.
Nesse documento, deve-se detalhar as ações para o correto manejo e para o descarte dos resíduos gerados a partir dos serviços prestados.
Dessa forma, o PGRSS busca garantir o correto descarte dos resíduos, bem como garantir a proteção dos profissionais que lidam com esses resíduos e a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.
O que acontece se a sua clínica veterinária ou o seu pet shop não elaborar e seguir o PGRSS?
Por se tratar de uma obrigação dos estabelecimentos da área da saúde humana e animal, caso a sua clínica veterinária ou o seu pet shop não elabore e siga o PGRSS, estará descumprindo a legislação, o que acarretará a aplicação de multas e de autuações, além de colocar em risco a saúde dos profissionais e a preservação do meio ambiente.
Sendo assim, é fundamental saber como aplicar esse plano em sua clínica veterinária ou em seu pet shop. Então, continue conosco e saiba como realizar esse procedimento.
Como aplicar o PGRSS em seu pet shop ou clínica veterinária?
Para gerenciar e realizar o descarte correto dos resíduos de uma clínica veterinária ou de um pet shop, é preciso seguir os passos abaixo:
1. Diagnosticar os resíduos
Deve-se realizar o levantamento dos tipos de materiais descartados na sua rotina de trabalho classificando-os nos seguintes grupos:
A – Agentes biológicos;
B – Substâncias químicas;
C – Rejeitos radioativos;
D- Resíduos comuns;
E – Materiais e utensílios perfurocortantes.
Dessa maneira, cada grupo deverá ser tratado de forma adequada, seguindo uma rotina de tratamento a fim de conseguir neutralizar sua nocividade.
2. Realizar o correto manejo dos resíduos
Deve-se relatar as medidas tomadas para separar, armazenar, transportar e tratar os resíduos.
3. Apresentar os processos de limpeza e higienização
Referem-se a todos os processos de prevenção aos riscos em relação à saúde, a imunizações, a vacinas, a treinamentos etc.
4. Prevenção e correção
Aqui, serão detalhadas as ações preventivas e corretivas para quando ocorrer algum tipo de acidente com os resíduos gerados.
5. Realizar o monitoramento do PGRSS
Acompanhar o plano através dos indicadores, documentos, taxa de acidente, variações etc.
Para saber mais, acesse:
Conte com a Rocha Contábil!
Agora que você já sabe o que é e como aplicar o PGRSS para descartar os resíduos dos pet shops e das clínicas veterinárias corretamente, é importante que você saiba que contar com uma contabilidade especializada na sua área de atuação pode trazer maior facilidade para todo esse processo.
Isso porque, enquanto esses profissionais cuidam de toda a rotina contábil, fiscal, de legalização e gestão pessoal, você terá mais tempo e segurança para se dedicar à atividade principal do seu estabelecimento e às medidas de segurança.
Então, entre em contato conosco, da Rocha Contábil, a fim de que possamos ajudar você a manter a sua clínica veterinária ou o seu pet shop organizado, seguro e em plena conformidade legal.
E se você gostou do artigo de hoje, não deixe de ler:
- Contabilidade para pet shop no Rio de Janeiro: por que ter o auxílio de uma?
- Precificação de serviços para veterinária e pet shop – Como fazer?
- Controle de entrada e saída para clínica veterinária – Como ter?
CONTE COM A CONTABILIDADE CERTA PARA O SEU PET SHOP OU CLÍNICA VETERINÁRIA!