Herança digital: o que é e o que abrange
Entenda o que significa herança digital e o que esse conceito abrange na era em que vivemos
Herança digital é uma novidade. Vivemos em uma era globalizada e moderna, na qual a tecnologia exerce papel essencial em nosso dia a dia, alterando, modificando e atribuindo novos significados a situações tradicionais.
Hoje, falaremos sobre os conceitos de patrimônio e herança digital e como estes são uma realidade cada vez mais presente em nossa sociedade.
Leia também:
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Rocha Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Antes de introduzir o conceito de herança digital, precisamos entender em que contexto isso ocorre e como a história tem papel essencial no aparecimento de ideias assim na atualidade.
Nossa sociedade já passou por uma série de modificações ao longo do tempo, e uma das maiores revoluções que sofremos foi aquela que diz respeito à tecnologia de um modo geral. Os meios de comunicação e a interação humana sofreram e sofrem dia após dia constantes alterações, e isso se reflete na forma como a sociedade se organiza.
O que é patrimônio digital?
Patrimônio digital é, como o próprio nome explicita, o patrimônio que existe para além do palpável, que se situa no ambiente virtual. São os bens que existem no mundo digital e se enquadram nessa categoria:
- criptomoedas;
- sites;
- perfis em redes sociais;
- páginas na internet;
- blogs;
- bases de dados;
- assinaturas em serviços (como Netflix, Spotify e outros).
Além disso, de acordo com Guimarães Correa advogado especialista, o alcance (acessos, visualizações, compartilhamentos e interações) também se configura como parte do patrimônio digital, visto que, no cenário tecnológico em que vivemos, esse fator é de grande importância.
O que é herança digital?
Agora que você já sabe o que é patrimônio digital, fica mais fácil compreender o que é a herança digital.
Tradicionalmente, patrimônios como propriedades e empresas e bens materiais como carros são deixados como herança. No caso da modernidade, tem-se a herança digital, que nada mais é do que um espelho da tradicional. Mas, no lugar de bens palpáveis, são bens digitais, os quais foram expostos anteriormente.
Portanto, a herança digital nada mais é que todos os dados virtuais – sejam eles perfis, conteúdos, acessos, ou alcance utilizados ou armazenados em nuvens ou em plataformas digitais – recebidos por alguém.
Existem leis acerca da herança digital?
Apesar de importante, este assunto não é muito abordado e, consequentemente, não existem leis específicas que abranjam a herança e o patrimônio digitais.
Muito disso se deve ao fato de que, por mais que a tecnologia atualmente seja essencial ao nosso dia a dia, para muitos ela ainda é considerada um ambiente mais “flexível”, e isso dificulta o aparecimento de leis que validem e regulem aspectos importantes que acontecem nesse ambiente.
O que pode ser feito com relação à preservação dos bens digitais?
Como não existem leis específicas, uma boa maneira de lidar com a preservação de bens digitais é deixar definido, de antemão, de que forma se deseja que tais bens sejam administrados em caso de o administrador principal não estar mais presente.
Dessa maneira, a criação de um plano de administração deixa mais simples e organizada essa questão e evita que os bens fiquem desassistidos.
Como uma empresa de contabilidade pode me ajudar nessa questão?
A contratação de uma empresa de contabilidade pode ser benéfica em múltiplos pontos e, quando se trata do mundo digital, toda atenção e planejamento são necessários. A Rocha Contabilidade está há 22 anos no mercado, como referência em sistemas e tecnologia, oferecendo soluções práticas e eficazes e suporte às mais diversas empresas.
Saiba mais sobre nossos serviços!
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!