Como emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) em passos simples
Seguindo estes passos, emitir sua Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) será mais simples do que você imagina
Todas as empresas, com exceção dos microempreendedores individuais (MEIs), possuem a obrigação de registrar suas operações de venda de produtos ou de serviços através da emissão das notas fiscais.
Desse modo, é fundamental que sua Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) seja emitida corretamente visando evitar problemas com o fisco, como o pagamento de multas e até mesmo ser investigado por crime de sonegação fiscal.
Por isso, no artigo de hoje, preparamos um passo a passo simples e efetivo de como emitir sua NF-e de forma correta e descomplicada.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Rocha Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Confira!
Veja também:
- Você sabe quando deve destacar o valor do frete na nota fiscal?
- Saiba como emitir nota para bares, para restaurantes e para lanchonetes;
- Nota fiscal: como emitir em seu salão de beleza.
Passo 1 – Saiba quais notas você deverá emitir
O primeiro passo para emitir sua NF-e corretamente é identificar os tipos de notas que a sua empresa deverá emitir. As principais notas são:
- Nota fiscal de produto;
- Nota fiscal de serviço; e
- Nota fiscal do consumidor.
Para tanto, você deve analisar o enquadramento fiscal do seu negócio, assim como a sua situação cadastral, para identificar os documentos que devem ser utilizados na rotina de sua empresa.
Ao contar com o auxílio de um especialista contábil, você terá a orientação correta sobre os documentos fiscais obrigatórios para a sua empresa.
Passo 2 – Faça o cadastro junto aos órgãos competentes
Você precisa de uma autorização dos órgãos competentes para poder emitir suas notas fiscais. Para tanto, você deve realizar o devido registro na:
- Prefeitura do município: caso sua empresa seja uma prestadora de serviços;
- Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz): caso sua empresa seja do setor de comércio ou indústria.
Passo 3 – Adquira um certificado digital
Por se tratar de um documento eletrônico, você precisa de um certificado digital para assinar os documentos de forma digital e acessar as plataformas de emissão.
O certificado digital é de extrema importância, pois é utilizado para atestar a validade jurídica de sua nota fiscal. Desse modo, você pode comprovar que foi a sua empresa que emitiu a NF-e.
Para obter o seu certificado, é necessário procurar uma Autoridade Certificadora e fazer a solicitação. Nós, da Rocha Contábil, podemos ajudar você com esse processo.
Passo 4 – Escolha o sistema de emissão de sua NF-e
É importante ressaltar que a própria prefeitura e a Sefaz costumam fornecer um sistema gratuito para emissão de suas NF-es. No entanto, você também pode optar por utilizar um sistema próprio.
Existem inúmeras opções, portanto, é importante analisar os sistemas disponíveis a fim de escolher o mais vantajoso e adequado para o seu negócio.
Com o sistema escolhido, você já pode começar a emitir duas notas fiscais eletrônicas.
Tenha mais segurança na emissão de suas notas fiscais com a Rocha Contábil
O processo de emissão de NF-e não é tão difícil como você imaginava, não é mesmo? Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente com o seu preenchimento e armazenamento.
Afinal, você precisa ter a certeza de que todos os dados foram preenchidos corretamente para evitar problemas com o fisco. Além disso, é necessário armazenar suas notas fiscais por pelo menos 5 anos para proteger sua empresa em possíveis fiscalizações.
Mas não se preocupe, pois nós, da Rocha Contábil, somos especialistas em serviços fiscais e vamos garantir a segurança fiscal que você precisa.
Entre em contato conosco!
CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM OS NOSSOS SERVIÇOS ESPECIALIZADOS!