Evite esses erros ao abrir um restaurante
Confira, em nosso artigo, os principais erros ao abrir um restaurante. Estar atento a eles é fundamental para que você saiba a maneira correta de agir.
Grande parte dos brasileiros sonha em ter seu próprio negócio e abrir um restaurante é uma boa opção, pois esse segmento tem crescido nos últimos anos.
Entretanto, é necessário estar ciente que gerenciar um restaurante envolve algumas operações que podem ser complexas.
Por isso, é preciso estar atento para que o mínimo de erros seja cometido para que não prejudique o futuro financeiro e a longevidade do negócio.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Rocha Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Elaboramos este artigo para que você conheça os principais erros ao abrir um restaurante. Acompanhe!
Erros ao abrir um restaurante: quais são os principais?
Para abrir um restaurante, é preciso, primeiramente, conhecer sobre o segmento em que você deseja iniciar o negócio.
Sendo assim, existem alguns erros principais que podem ser evitados e ajudam o seu estabelecimento a se manter competitivo no mercado e gerar lucro.
Os principais erros ao abrir um restaurante a serem evitados são os seguintes:
- Falta de planejamento;
- Não fazer pesquisa de mercado;
- Erro ao precificar os produtos.
A seguir, falaremos detalhadamente de cada um desses tópicos para que você entenda melhor sobre os principais erros ao abrir um restaurante.
Falta de planejamento
O primeiro grande erro ao abrir um restaurante está relacionado à falta de planejamento.
Muitos empreendedores ignoram esse momento e, por isso, acabam fazendo com que o empreendimento não tenha uma longa vida.
O planejamento é uma etapa indispensável para abrir um negócio, pois, por meio dele, é possível, por exemplo, que o empreendedor conheça as questões legais.
A partir do planejamento, será possível conhecer sobre as licenças necessárias, os alvarás, entre outros documentos fundamentais para o funcionamento do restaurante.
Além do planejamento legal, é importante fazer o planejamento financeiro. Assim, o empreendedor saberá como gerenciar o negócio, evitando prejuízos.
Não fazer pesquisa de mercado
Não basta apenas ter a ideia de abrir um novo estabelecimento, é preciso saber se ela é viável. Por isso, é necessário fazer uma pesquisa de mercado.
Cometer o erro de não fazer a pesquisa de mercado poderá trazer grandes consequências ao seu negócio.
Pois, conhecer os concorrentes, assim como pesquisar o seu público-alvo, são algumas ferramentas que auxiliam na gestão.
Erros ao precificar produtos
Errar na precificação dos produtos que são oferecidos é um erro bastante comum, mas precisa ser evitado.
Para que a precificação seja feita da maneira correta, é preciso levar em consideração algumas questões, como o tempo para preparar os pratos que serão vendidos, o valor dos ingredientes, além de outros custos, como gasto fixo, margem de lucro, entre outras coisas.
Todos esses erros podem ser evitados com o auxílio de um profissional contábil especializado na sua área de atuação. Sendo assim, não hesite em contar com quem entende do assunto!
Rocha Contábil: a contabilidade ideal para o seu restaurante!
Agora que você já conhece os principais erros ao abrir um restaurante, poderá ficar atento ao seu negócio para evitá-los, e nós podemos te ajudar!
Nós, da Rocha Contábil, somos especialistas em contabilidade para restaurantes e vamos te ajudar desde o processo de abertura e regularização do seu estabelecimento até os processos para potencializar os resultados do seu negócio e otimizar a sua gestão.
Então não perca mais tempo, entre em contato conosco e conheça todas as vantagens de contar com o nosso suporte especializado.
Para falar com os nossos especialistas, basta clicar no ícone do WhatsApp no canto da tela.
Contratar um profissional para me auxiliar no processo de abertura do meu restaurante!