Tudo o que você precisa saber sobre produtos monofásicos
Tire todas as suas dúvidas sobre os produtos monofásicos e sobre a sua tributação agora mesmo
A complexa tributação brasileira causa muitas dúvidas nos contribuintes devido às suas regras e às suas particularidades.
Nesse sentido, um assunto que costuma causar muitas dúvidas e acaba fazendo com que algumas empresas paguem mais impostos do que o necessário é em relação aos produtos monofásicos.
Por isso, no artigo de hoje, nós, da Rocha Contábil, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre os produtos monofásicos e sobre a sua tributação para evitar erros.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Rocha Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Além disso, vamos mostrar como você pode recuperar os valores pagos a maior em relação a esses produtos.
Sendo assim, continue conosco e aproveite a leitura!
O que são produtos monofásicos?
Produtos monofásicos são aqueles que são tributados uma única vez durante a cadeia produtiva. Isso porque a responsabilidade de pagamento do tributo é devida a um único contribuinte dessa cadeia, que, geralmente, está no início, como na produção/fabricação do produto.
Em outras palavras, os produtos monofásicos seguem a tributação monofásica, na qual os tributos, como o PIS e a COFINS, devem ser cobrados apenas na primeira fase da cadeia produtiva, ou seja, na sua fabricação.
Quais são os produtos monofásicos?
Dentre os principais produtos monofásicos, podemos citar:
- Água, refrigerante e cervejas;
- Produtos farmacêuticos, de higiene e de perfumaria;
- Gasolinas, óleo diesel, gás liquefeito de petróleo (GLP), querosene de aviação, álcool hidratado para fins carburantes, biodiesel e nafta;
- Máquinas e veículos;
- Pneus, câmaras de ar de borracha e autopeças.
A lista dos produtos monofásicos é extensa, e você pode conferir clicando aqui.
Agora que você já sabe o que são produtos monofásicos e quais são eles, é hora de entender como funciona a tributação desses produtos, e é sobre isso que vamos falar a seguir. Acompanhe!
Como funciona a tributação dos produtos monofásicos?
Como já foi falado anteriormente, a tributação monofásica é aquela em que os tributos devidos só devem incidir sobre o produto uma única vez durante a cadeia de produção, ocorrendo, regra geral, no início do processo, na fase de produção/fabricação.
Vamos a uma situação prática!
Imagine a seguinte situação: você tem um restaurante e vende um produto sujeito à tributação monofásica, como uma cerveja, por exemplo, que foi produzida em uma indústria.
Na tributação monofásica, apenas a indústria deve ser a responsável pelo recolhimento do PIS e da COFINS, e o seu restaurante, por sua vez, deve deduzir os valores desses impostos relacionados a essas vendas.
Isso implica que você, como dono do restaurante, não deve ser cobrado por esse tributo. No entanto, muitas empresas acabam realizando o recolhimento desse tributo, que acaba sendo pago mais de uma vez.
A boa notícia é que há a possibilidade de recuperar esses valores pagos a maior, e nós, na Rocha Contábil, vamos te ajudar a receber esses valores que são seus por direito.
Recupere os tributos pagos em duplicidade com o suporte da Rocha Contábil!
Com a recuperação tributária, você pode recuperar valores pagos a maior e/ou em duplicidade dos últimos 5 anos. Para tanto, é necessário contar com profissionais com expertise nessa operação e em tributação monofásica.
Dessa forma, não hesite em contar conosco, da Rocha Contábil!
Somos uma contabilidade que atua no mercado desde 1972 ajudando empresas de diferentes portes e segmentos a se manterem organizadas, saudáveis, econômicas, lucrativas e em conformidade com a lei.
Ademais, temos expertise em serviços fiscais, com vasta experiência em tributação monofásica e em recuperação tributária. Dessa maneira, somos a opção ideal para ajudar sua empresa a manter uma gestão tributária efetiva e para te ajudar a recuperar os seus valores pagos em tributos de forma indevida.
Envie uma mensagem e converse com os nossos especialistas agora mesmo!
Se você gostou do artigo de hoje, continue nos acompanhando e confira estes artigos que separamos para você:
- Entenda agora como funciona o ICMS e saiba como fazer o cálculo em sua empresa!
- Atenção, você pode receber dinheiro de impostos acumulados do ICMS! Saiba mais!
- Sabia que a recuperação tributária ajuda sua empresa a ter mais fôlego financeiro?
CLIQUE AQUI PARA FALAR COM OS NOSSOS ESPECIALISTAS E RECUPERE O SEU DINHEIRO!