Aprenda a organizar o livro caixa de sua clínica médica e tenha o controle financeiro em suas mãos
A utilização de forma correta de um livro caixa pode ser o diferencial organizacional das finanças da sua clínica médica
Um livro de caixa é aquele livro de contas único que cumpre o objetivo de um diário e de organizar o fluxo de caixa de sua clínica médica.
Como um diário, é o primeiro livro que registra todas as transações em dinheiro da sua clínica. Ele também atua como um livro subsidiário para lançar todas as transações em dinheiro.
Assim, podemos dizer que o livro caixa é o registro de todas as transações comerciais, em forma de notas ou moedas, ocorridas em determinado período.
Um livro de caixa exclui os seguintes tipos de transações:
- Pagamentos recebidos ou efetuados por meio de cheques: Todas as transações bancárias, incluindo trocas de cheques para efetuar ou receber pagamentos.
- Todas as transações que não sejam em dinheiro: Qualquer transação comercial que não ocorra em espécie, ou seja, que implica em um faturamento futuro.
- Desconto recebido ou concedido: Qualquer desconto recebido na realização de compras ou desconto permitido na realização de vendas de bens ou serviços.
Características de um livro caixa
Saber sobre as características essenciais de um livro caixa geral nos ajudará a entender mais sobre ele:
- Diário de transações: um livro de caixa é usado para registrar as transações imediatamente; portanto, serve ao propósito de um diário. Ao mesmo tempo, também é oficial, uma vez que transações puramente em dinheiro são lançadas nele (semelhante a uma conta em dinheiro em um banco).
- Substituição por outras contas: um livro caixa é usado como uma alternativa de uma conta corrente, por exemplo. Como o máximo de transações no negócio está relacionado a dinheiro, torna-se conveniente preparar um livro separado para isso.
- Entrada dupla: Semelhante a outros livros de contas, um livro caixa também tem um lado do débito, que mostra todo o aumento de ganho em dinheiro. Junto com o lado do crédito, que registra todas as reduções em dinheiro.
- Dois lados idênticos: em um livro de caixa, o total do lado do débito deve ser sempre igual ao lado do crédito.
- Sempre tenha saldo de débito: Dinheiro em mãos é o principal elemento de um livro de caixa que é usado para cobrir as despesas de negócios do dia a dia. Logicamente, pagar mais do que o dinheiro disponível não é possível. Portanto, o negócio sempre ficará com saldo devedor de caixa (ou mesmo sem saldo em alguns casos).
- Entrada de dados inteligente: As entradas de recebimento de dinheiro são feitas no lado do débito ou no lado esquerdo. Visto que os pagamentos em dinheiro feitos são contabilizados no lado direito, ou seja, no lado do crédito.
- Verificável: O saldo devedor em dinheiro assim adquirido pode ser verificado por meio do cálculo do dinheiro real em mãos restante para a empresa.
Vantagens do Livro Caixa
Um livro caixa simplificou muito as transações de entrada em dinheiro para fins contábeis.
A seguir, estão os vários outros benefícios de manter um livro-caixa:
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Rocha Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
- Erros de rastreamento: O saldo do livro de caixa pode ser verificado comparando-o com o dinheiro real em mãos; assim, erros podem ser facilmente detectados.
- Registro Diário: As transações em dinheiro são registradas imediatamente em um livro de caixa, o que ajuda a manter um registro regular dos recebimentos e pagamentos de caixa.
- Verificar recebimentos e pagamentos: Os recebimentos em dinheiro e os pagamentos feitos em dinheiro em uma data específica podem ser facilmente determinados com a ajuda de um livro caixa.
- Identifica inadimplência: Qualquer inadimplência, roubo, falha no pagamento ou evasão de dinheiro pode ser facilmente identificada durante a verificação do saldo do livro caixa com o saldo de caixa real.
- Determina o dinheiro em caixa: fornece uma imagem clara do saldo restante ou dinheiro em caixa deixado com a organização.
- Economiza tempo, custo e trabalho: registrar as transações em dinheiro primeiro em um diário e depois lançá-las em outros sistemas pode economizar tempo.
Todas essas vantagens do livro caixa se aplicam também para a sua clínica médica, portanto, a adoção do uso pode ser bastante benéfica para o seu negócio.
Conte conosco da Rocha
Nós, da Rocha Contábil, contamos com uma equipe profissional altamente especializada para te orientar na aplicação do livro caixa na sua clínica médica.
Entre em contato conosco, através do ícone do WhatsApp que está logo abaixo.
QUERO UMA CONTABILIDADE DE EXCELÊNCIA PARA MINHA CLÍNICA MÉDICA