Saiba quais são os 10 principais direitos do paciente e garanta todos eles em seu consultório
Entenda quais são os 10 principais direitos do paciente, para que o seu consultório tenha uma atuação impecável, em prol da satisfação dele.
Quando você decidiu atuar na área da saúde, com certeza já estava ciente que os desafios seriam grandes, seja com relação ao longo percurso que teria que percorrer, seja no grau de dificuldade, que costuma ser alto para estar apto a atuar.
É, meu caro doutor, você passou por tudo isso, buscou especializações e hoje presta serviços de excelência aos seus pacientes, tendo total know how e conhecimento para saber exatamente o que precisa ser feito em cada situação que chega em seu consultório.
Mas, como a necessidade de adquirir ainda mais conhecimento nunca termina, hoje abordaremos um assunto não tão comentado – mas extremamente importante -, que precisa ser garantido pelo seu consultório: os direitos do paciente.
Sim, os direitos do paciente precisam ser garantidos e, a partir do próximo tópico, aprofundaremos sobre o tema para que você nunca deixe de aplicar em sua clínica, consultório ou até mesmo em sua atuação profissional nos hospitais em que trabalha.
Direitos do paciente: Quais são?
É bastante óbvio que nós todos – enquanto cidadãos – temos direitos e deveres, mesmo que nem sempre a gente esteja ciente de todos eles.
Mas, quando falamos de determinadas áreas profissionais – como a saúde -, os direitos do paciente passam a ter um contexto voltado para esse cenário, pois estamos abordando um ambiente em específico.
Portanto, você, como profissional da saúde, é o principal responsável por proporcionar tais garantias, pois é você quem atua diretamente com os seus pacientes.
Sendo assim, abaixo iremos elencar quais são os 10 principais direitos dos pacientes, para que você tenha total clareza do que estamos falando.
- Todo e qualquer paciente tem direito à dignidade, atenção e respeito em um atendimento;
- Direito à identificação pelo nome completo;
- Direito a ter acesso ao seu próprio prontuário;
- Direito a ter visitas enquanto estiver internado;
- Em caso de parto, a gestante possui direito de acompanhamento (durante todo o processo);
- Direito a uma segunda opinião (de outro profissional da saúde);
- Direito à total preservação da sua imagem;
- Direito ao sigilo;
- Direito à informação, de forma completa e transparente;
- Direito a uma morte digna.
Estar ciente dos direitos do paciente, consequentemente, fará com que você cumpra com o que é esperado enquanto profissional, e te dá combustível para buscar outros elementos que possam surpreender os seus pacientes, com um atendimento de excelência, e que possa te diferenciar.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Rocha Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Conte com a Rocha!
Falar de suas obrigações com os seus pacientes é imprescindível, mas também é fundamental estar em dia com as suas próprias obrigações, seja com o fisco, os tributos e até mesmo com os seus funcionários, em sua clínica.
Se você parar para pensar, é muita coisa para dar conta e, quando isso recai apenas para você, fica muito difícil lidar com todos esses aspectos sozinho.
Por isso, conte conosco, da Rocha, uma contabilidade especializada em área da saúde, que disponibiliza profissionais do mais alto gabarito para manter o seu negócio sempre em total conformidade com a legislação, além de proporcionar toda a excelência e expertise na gestão efetiva da sua contabilidade da sua empresa.
Portanto, não hesite em nos contatar!